RESSONâNCIA MAGNETICA – SAIBA COMO ESSE EXAME PODE SALVAR O SEU PET.
Ressonância magnética, também conhecida como RM, é um exame de diagnóstico por imagem usado para recuperar detalhes do interior do corpo de um paciente.
Ele usa um campo magnético, ondas de rádio, computadores e software para criar imagens em 2D e 3D da área afetada, o que permite aos especialistas visualizar o que está acontecendo em seu interior.
É um exame muito preciso e útil em diagnósticos, pois ele produz imagens de alta qualidade de estruturas internas, com detalhes que ajudam os médicos a identificar lesões, tumores, anomalias estruturais e outros problemas.
Vantagens da RM
A ressonância magnética é amplamente utilizada na medicina veterinária para diagnosticar distúrbios, lesões e condições pigmentares em animais de estimação. Esta técnica tem muitas vantagens, tais como:
1. Produz imagens de alta qualidade de áreas internas e profundas do corpo que não são possíveis de ver com outros tipos de exames.
2. É seguro, pois não utiliza nenhum tipo de radiação e é menos invasivo para animais de estimação.
3. Os laudos são precisos, pois obtém imagens de alta definição.
4. É eficaz para detectar doenças respiratórias, cardíacas, ósseas e neurológicas.
5. É ainda muito rápido, obtendo resultados em poucos minutos.
Como acontece um exame de RM?
Antes de realizar um exame de RM, o veterinário fará uma consulta para avaliar o estado de saúde do seu animal de estimação e identificar os motivos para realizar a ressonância magnética. Depois disso, o veterinário vai administrar sedativos, ou seja, remédios para acalmar e deixar o animal relaxado durante o exame.
Em seguida, o seu pet é colocado dentro do tubo de RM, o qual contém um campo magnético intenso. O exame propriamente dito demora de 5 a 30 minutos.
Após a realização do exame, o veterinário irá analisar os dados obtidos e emitir um diagnóstico que será usado para começar o tratamento do animal.
A ressonância magnética é um exame essencial para a saúde do seu animal de estimação. É um exame não invasivo e muito útil no diagnóstico de doenças e lesões. Ele produz imagens de alta qualidade do corpo do animal de estimação que ajudam os médicos a diagnosticar rapidamente o problema.
Seu pet já precisou de um exame de ressonância magnética? Se sim, esperamos que este artigo o tenha ajudado a entender melhor como ela funciona e como ela pode ajudar os pets. Se não, esperamos que este conteúdo possa servir de inspiração para você conhecer e procurar o melhor para o seu pet.